segunda-feira, 27 de junho de 2011

UPP

            CONCEITO UPP: A POLÍCIA DA PAZ

"A Unidade de Polícia Pacificadora é um novo modelo de Segurança Pública e de policiamento que promove a aproximação entre a população e a polícia, aliada ao fortalecimento de políticas sociais nas comunidades. Ao recuperar territórios ocupados há décadas por traficantes e, recentemente, por milicianos, as UPPs levam a paz às comunidades do Morro Santa Marta (Botafogo – Zona Sul); Cidade de Deus (Jacarepaguá – Zona Oeste), Jardim Batam (Realengo – Zona Oeste); Babilônia e Chapéu Mangueira (Leme – Zona Sul); Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (Copacabana e Ipanema – Zona Sul); Tabajaras e Cabritos (Copacabana – Zona Sul); Providência (Centro); Borel (Tijuca – Zona Norte); Andaraí (Tijuca);  Formiga (Tijuca); Salgueiro (Tijuca); e Turano (Tijuca).

As UPPs representam uma importante ‘arma’ do Governo do Estado do Rio e da Secretaria de Segurança para recuperar territórios perdidos para o tráfico e levar a inclusão social à parcela mais carente da população. Hoje, cerca de 200 mil pessoas são beneficiadas pelas unidades.

Criadas pela atual gestão da secretaria de Estado de Segurança, as UPPs trabalham com os princípios da Polícia Comunitária. A Polícia Comunitária é um conceito e uma estratégia fundamentada na parceria entre a população e as instituições da área de segurança pública. O governo do Rio está investindo R$ 15 milhões na qualificação da Academia de Polícia para que, até 2016, sejam formados cerca de 60 mil policiais no Estado. Até o fim de 2010, 3,5 mil novos policiais serão destinados às Unidades Pacificadoras."

                            ( Texto: http://upprj.com/wp/?page_id=20 )

UPP: Ocupação da Mangueira

A última UPP realizada até este instante, foi a UPP do Complexo da Mangueira, que diminui a influência do tráfico de drogas na região. 
Os moradores esperam que possa melhorar muitas coisas, assim como os estudantes da UERJ que também esperam que a sensação de insegurança diminua. 
A pacificação da Mangueira é o último passo para a criação de um cinturão de segurança no Maciço da Tijuca,  área considerada estratégica por causa do Maracanã, onde será realizada várias competições na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.
Ana Beatriz e Ada Sophia